BRECHT
Eugen Berthold
Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 14 de
agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século
XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro
contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de
sua companhia o Berliner Ensemblerealizadas em Paris durante os anos 1954 e
1955.
Ao final dos anos 1920
Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da
República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Sua praxis é uma síntese
dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do
conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro
chinês e do teatro experimental daRússia soviética, entre os anos 1917-1926.
Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento
das relações humanas no sistema capitalista.
Recebeu o Prêmio Stalin
da Paz em 1954.
O CLASSICISMO HISTÓRIA
Em Arte, o classicismo
refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por
excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar. A arte
classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor - ou, segundo a
nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche: pretende ser mais apolínea que
dionisíaca.
Alguns historiadores de
arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem
duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico,
a outra, o romântico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classicismo
http://www.youtube.com/watch?v=_JuVdTqcnT0
FILMES CLASSICISMO
AUGUSTO BOAL
TEATRO DOS OPRIMIDOS
Teatro do Oprimido (TO)
é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas
pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a
democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos
favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo
Freire pensou a educação) e do teatro. Ao mesmo tempo, traz toda uma nova
técnica para a preparação do ator que tem grande repercussão mundial. A sua
origem remete ao Brasil das décadas de 60 e 70, mas o termo é citado
textualmente pela primeira vez na obra Teatro do oprimido e outras poéticas
políticas. Este livro reúne uma série de artigos publicados por Boal entre 1962
e 1973, e pela primeira vez sistematiza o corpo de idéias desse teatrólogo.
mais sobre:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_do_oprimido
GIL VICENTE
Representada pela
primeira vez em 1532, como parte de uma peça maior, chamada AUTO LUSITÂNIA (no
século XVI, chama-se auto ao drama ou comédia teatral), a obra é de autoria do
criador do teatro português, GIL VECENTE. O autor deu o nome de Todo o Mundo e
Ninguém às suas personagens principais desta cena. Pretendeu com isso fazer
humor, caracterizando o rico mercador, cheio de ganância, vaidade, petulância,
como se ele representasse a maioria das pessoas na terra (todo o mundo). E
atribuindo ao pobre, virtuoso, modesto, o nome de Ninguém, para demonstrar que
praticamente ninguém é assim no mundo.
DIAS GOMES
DRAMATURGO BRASILEIRO
http://vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/o-pagador-promessas.htm
http://www.youtube.com/watch?v=As4Dv8mLFws
Entre inúmeras obras: " O PAGADOR DE PROMESSAS"
teve grande conhecimento por todo pais.
Zé-do-burro era um
homem muito simples, vivia na companhia da mulher e de seu animal, um burro por
quem tinha muito apego. Certa vez o animal fora ferido na cabeça por um galho
de árvore e Zé, ao ver a situação do animal, fez uma promessa à Santa Bárbara,
prometeu que dividiria suas terras entre os necessitados e carregaria uma cruz
tão pesada como a de Jesus até à igreja da Santa. Como em sua cidade não havia
a tal igreja, fez a promessa em um terreiro de candomblé, onde ela é conhecida
pelo nome de Iansan. Saiu de sua terra no interior da Bahia carregando uma
cruz, junto ia sua esposa.
PLÍNIO MARCOS
DOIS PERDIDOS NUMA
NOITE SUJA 1970
Violência e
sexualidade: modos de construir identidades e diferenças*
Resumo: A partir de
personagens marginalizadas política e economicamente
e regidas pela
violência, o dramaturgo Plínio Marcos critica situações patéticas
da sociedade e compõe
textos organicamente teatrais. Neste artigo, vamos nos
ater a este renovador
dos padrões dramatúrgicos, às peças Barrela e Dois
perdidos numa noite
suja e às respectivas versões fílmicas, para demonstrar
como a violência e a
sexualidade transformam-se em modos de construir
identidades e
diferenças.
Palavras-chave: Teatro
brasileiro, Plínio Marcos, violência, identidade, exclusão
social e identidade.
O TEATRO ATUAL
CRITICA A TRANSGRESSÃO DOS VALORES EM SUA INVERSÃO
DE ONDE SURGIU O CLAW? O PALHAÇO
O TEATRO MÁGICO
EU NÃO SEI NA VERDADE QUEM EU SOU
O clown (ou palhaço) é
lírico, inocente, ingênuo, angelical e frágil. O clown não interpreta, ele
simplesmente é. Ele não é uma personagem, ele é o próprio ator expondo seu
ridículo, mostrando sua ingenuidade. Na busca desse estado, o ator, portanto,
não busca construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias,
buscando transforma-las em seu corpo. Para tanto, cada ator desenvolve esse
estado pessoal, de clown, com características particulares e individuais.3
Embora vinculado aos
circos, o palhaço pode atuar também em espetáculos abertos, em teatro, em
programas de televisão ou em qualquer outro ambiente. Em várias ocasiões é o
personagem que tem a tarefa de entreter o público durante, e com frequência,
entre as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um
jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações
de pinturas (maquiagens) especiais e acessórios característicos. Entretanto, há
diversos tipos de palhaço, como o melancólico, romântico, bufão, tramp
(mendigo), etc. 2
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Palha%C3%A7o
Tipos de palhaços
O Clown é um personagem
múltiplo, e as vezes nem é visto um personagem, mas sim como um estado, o
estado de clown.8 Com isso a multiplicidade de tipos e modos de se exercer o
oficio são inúmeras. Desde personagens mais obvios como o Bozo até os comediantes
mais sutis como Mr. Bean. Mas no decorrer da historias, certos tipos se
consolidaram e se estruturaram com características fixas.
Branco e Augusto
Augusto é o tipo mais
conhecido no Brasil. É extravagante, absurdo, pícaro, mentiroso, surpreendente,
provocador. Representa a liberdade e a anarquia, o mundo infantil. É
desajeitado e desastrado, tornando sua atuação desajeitada e deselegante.4 É
inoportuno em sua tentativa de socializar-se, mas acaba por conquistar com sua
simpatia e brincadeiras. Diversas lendas coincidem a fazer nascer o personagem
no Circo Renz de Berlim (1865), encarnado por um tal August, um moço de jeito
enfadonho e beberrão — de onde vem o nariz vermelho.5 Diz a lenda que ele era
um cuidador de cavalos e um certo dia, como era alcoólatra, entrou no palco
bêbado. Como as pessoas na Europa costumam ser muito brancas, quando bebem
avermelham o nariz e as maçãs do rosto., muitos dizem que deriva-se daí o nariz
de palhaço e a maquiagem.1 É esse o espirito do Augusto, brincalhão e que faz
bastante algazarra. Ainda na mesma lenda, diz-se que o companheiro do Augusto
entrou para tentar tirar o amigo do picadeiro, sóbrio tenta de todo jeito fazer
o amigo se regrar. É daí que se acredita que nasceu o Branco. Outra versão diz
que o termo augusto é de raiz alemã. No caso seri o alemão Tom Belling que
teria entrado à cavalo e feito uma apresentação desastrosa. Então a plateia
gritouAugusto! Augusto!" que em dialeto berlinese, significa pessoa que se
encontra em situação ridícula.9 Ele é uma grande hipérbole. Tudo é grande, suas
roupas, seu nariz, seus sapatos.
O Branco é o inverso do
Augusto. Também chamado Carabranca, Pierrot, Enfarinhado e Esperto ou Sério. Em
vários circos do Brasil ele é conhecido como Escada. O tipo nasceu na
Inglaterra em meados do século XVIII, com Giuseppe e Joe Grimaldi, costumava
aparecer maquiado de branco e vestido num elegante vestido brilhante. Seus
trajes são seu grande diferencial, já que sua elegância revela um clown
aristocrata, que, quando contracena com outros palhaços, toma o controle da
situação.
Os dois formam a dupla
mais tradicional de palhaços, com um contrasto apolíneo e bacante, de ordem e
desajuste.1 A esquerda vemos uma das duplas mais famosas de Branco e Augusto.
Os palhaços Foottit e Chocolat, do final do sec. XIX.
Palhaços famosos
Benjamin de Oliveira
Arrelia
Piolin
Bozo
Carequinha
Carlitos, personagem de
Charlie Chaplin
Croquete
Krusty
Tiririca
Torresmo
Patati Patat
Cirque Du Soleil
O MELHOR CIRCO DO MUNDO
Humor no cinema
Charlie Chaplin
Charlie Chaplin
REIS DO RISO
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